Durante a programação do 22º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho 2021, foram entregues as honrarias aos grandes nomes da engenharia que contribuem para o crescimento do setor no Brasil. Neste ano, foram homenageados Joel Krüger, presidente do Confea; Ricardo Rocha de Oliveira, presidente do Crea-PR; Carlos Alberto Kita Xavier, presidente do Crea-SC; Jorge Luiz e Silva, presidente do Crea-ES e Miguel Corticeiro Neves, presidente da ASVDS (Associação Vertentes e Desafios da Segurança). O evento ocorreu no dia 24 de novembro.
O presidente do Confea agradeceu a honraria recebida durante o congresso. “Fiquei muito lisonjeado e feliz. É um reconhecimento do carinho e amizade que temos com a Anest. É fundamental a participação do engenheiro de segurança do trabalho nesse evento”, afirmou Krüger.
O presidente do Crea-SC ressaltou o histórico da própria carreira. “Coordenei o Conest em Florianópolis, em 2007 e só cheguei à presidência do Crea-SC por causa da engenharia de segurança do trabalho. Hoje, trabalhamos com a missão de pensar no protagonismo das nossas profissões”, explicou Kita.
Já o presidente do Crea-ES se colocou à disposição da organização do Congresso e revelou o desejo de levar o Conest para o Espírito Santo em 2023. “Me sinto honrado e valorizado. Entendo que é uma premiação que reconhece nosso trabalho, não só de engenharia de segurança do trabalho, mas das empresas de todo o Brasil. Queremos estar mais perto da sociedade”, acrescentou Jorge Luiz e Silva. Por fim, o presidente do Crea-PR ficou bastante emocionado e comemorou a realização do evento no período pós-pandemia. “É um evento nacional, em formato híbrido, que estamos fazendo pela primeira vez, de uma área que justamente contribuiu muito durante a pandemia. Fico feliz e honrado pela homenagem porque é um reconhecimento da gestão. Divido esse prêmio com funcionários e conselheiros”, finalizou Oliveira.
Benvenuto Gonçalves Júnior, presidente da ANEST
Congresso
A Anest (Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho) promoveu, de 24 a 26 de novembro, o 22º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho 2021. O evento realizado em parceria com a Associação de Engenheiros de Segurança do Trabalho e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná ocorreu de forma híbrida. Deste modo, participantes puderam comparecer presencialmente em Londrina/PR, assim como acompanhar a programação de forma virtual.
Comemorando a parceria deste ano com a Asengest, Benvenuto Gonçalves Jr. afirma que o formato híbrido foi formulado após os aprendizados conquistados com a pandemia. “Aprendemos a nos reinventarmos em nossas vidas pessoais e profissionais, e com o Conest não foi diferente. A pandemia nos fez criar, ajudou a ampliar, popularizar as formas de nos comunicarmos a distância, disseminando conteúdos técnicos de alta qualidade que antes eram exclusivos aos eventos presenciais. Nessa 23ª edição, a forma híbrida visou alcançar um público ainda maior e os resultados obtidos nos mostram uma tendência de manutenção desse formato para os próximos congressos”.
No primeiro dia do encontro, os participantes acompanharam a solenidade de abertura e uma conferência magna que tratou dos principais pilares da carreira de engenheiro de Segurança do Trabalho. Nos dias seguintes, os novos textos das NRs 1 e 18 e o eSocial foram alguns assuntos abordados nos painéis. “Buscamos sempre apresentar no Conest os principais assuntos em foco na Segurança e Saúde no Trabalho. Merece destaque especial a mesa redonda que tratou sobre ‘O panorama global da SST no pós-pandemia da Covid-19’, a qual contou com a participação de profissionais do exterior apresentando suas visões e experiências sobre o tema”, completou Benvenuto.